Notícias


ANVISA: Quais as normas que os estabelecimentos devem seguir?
Publicado por buscafrasco 4 de setembro de 2018

Todos os estabelecimentos comerciais, empresas e autônomos que, direta ou indiretamente, ofereçam serviços com possíveis riscos à saúde dos funcionários e clientes, devem, obrigatoriamente, ter uma licença e seguir as normas da Anvisa de vigilância sanitária.
Se você tem um negócio, ou pretende abrir um, mas não sabe que normas precisa seguir, nesse post separamos algumas dicas sobre como seu estabelecimento deve ter, a fim de evitar qualquer risco à saúde e à segurança daqueles que o frequentam. Quer conferir? Continue a leitura e tome nota das informações. Vamos começar!

Cuidados com o local de trabalho

É fundamental que o ambiente de trabalho esteja de acordo com as normas da Anvisa no que se refere à vigilância sanitária. Manter as condições necessárias é parte essencial tanto para a segurança das pessoas como para o melhor desenvolvimento das tarefas. Sendo assim, veja o que é necessário:
- Mantenha o local limpo e organizado;
- Controle a presença de insetos e roedores;
- Faça a manutenção da rede de fossas e esgotos;
- Tenha a caixa de gordura isolada da área de preparo de alimentos;
- Mantenha a iluminação e a ventilação adequadas;
- Mesas e cadeiras devem apresentar condições perfeitas de uso;
- Separar produtos de limpeza de alimentos;
- Quando necessário aplicar venenos, contratar empresas especializadas.

Cuidado com os banheiros

Os banheiros também fazem parte das condições estipuladas pela Anvisa como fundamentais para o bom funcionamento do negócio. Para seguir as regras da vigilância sanitária, é preciso observar os detalhes abaixo:
- Devem estar longe de locais de manipulação e preparo de alimentos;
- Mantenha sempre limpos e higienizados;
- É preciso contar os itens básicos de higiene, como papel, sabões, antisséptico e papel toalha, além de lixeiras com tampa e pedal.

Cuidados com a água

Como norma de vigilância sanitária, o estabelecimento é obrigado a ser abastecido com água devidamente tratada. Em caso de utilizar poços artesanais, é necessário realizar análises de qualidade de 6 em 6 meses, assim como as caixas d’água. Estas precisam apresentar boas condições de conservação, tampa, ausência de rachaduras e sujeiras. Para o preparo de alimentos e gelo, indiscutivelmente, a água precisa ser potável.

Cuidados com alimentos e embalagens

Os alimentos são os principais condutores de impurezas e os que mais oferecem riscos à saúde, quando não há os devidos cuidados de manipulação e transporte. Além da higiene necessária tanto do manipulador como do ambiente trabalhado, as embalagens de transporte devem seguir algumas normas, conforme abaixo:
- Os alimentos a serem transportados precisam ser levados em vasilhames e frascos bem vedados e resistentes;
- É imprescindível que, cada embalagem, tenha uma identificação clara sobre o que está sendo transportado em seu interior;
- As embalagens, quando necessário, precisam ter função térmica para os alimentos;
- Tanto as embalagens, como o veículo de transporte, devem estar, rigorosamente, higienizados.

Essas foram algumas normas que a Anvisa solicita para que o estabelecimento cumpra com as necessidades da vigilância sanitária. Além dessas, outras normas precisam ser seguidas, de acordo com o seu setor de atuação.

Gostou das dicas? Precisando de algum frasco específico para armazenar ou transportar alimentos, cumprindo todas as normas da Anvisa? Acesse o Buscafrasco.com e confira a variedade de opções que fornecemos.