Notícias


Arte-final: Por que ela é importante para o desenvolvimento de embalagens?
Publicado por buscafrasco 4 de setembro de 2018

Como consumidor o que te leva a comprar um determinado produto pela primeira vez? A sua embalagem. Nos pontos de venda, diversos produtos estão expostos para os clientes. Produtos do mesmo segmento, diferenciados apenas pela arte-final de suas embalagens.

Importante fator de decisão para o consumidor na hora de escolher entre um produto e seu concorrente, há muito tempo as embalagens deixaram de ser apenas envolturas. Hoje, elas são inseparáveis do produto, tornando-se uma unidade.

Tendo isso em mente, empresas e agências de criação têm investido cada vez mais nesta importante ferramenta de comunicação, aprimorando e remodelando as embalagens de seus produtos em cada uma de suas etapas. Sobretudo, em todo o processo de criação e desenvolvimento de invólucros, a arte final é a etapa mais importante.

A importância do arte-finalista do desenvolvimento de embalagens

Antes de tudo, é necessário entender a diferença entre designer e arte-final. Embora muitas pessoas acreditem que se tratam da mesma profissão por conta de sua semelhança – muitos até mesmo desconhecem a profissão de arte-finalista -, elas contam com funções distintas.

O profissional da área de designer é o responsável pela criação e desenvolvimento de concepções gráficas ou de comunicação visual. É ele quem cria logotipos, por exemplo. Por conta de seu campo de atuação ser bastante amplo, o designer pode vir a se tornar um arte-finalista.

Já o profissional que atua como arte-finalista tem como principal função a finalização técnica de divulgação para impressão digital ou peças de designer. Ou seja, trata-se do acabamento final de uma arte a ser produzida graficamente.

A arte-final no desenvolvimento de embalagens é altamente importante. Sem ela, o resultado final do material poderá ser tecnicamente influenciado.

Este é um cuidado a ser tomado, afinal, o principal elemento de comunicação de um produto com o público é a sua embalagem. É por meio dela que o consumidor tem o primeiro contato com o produto – e provavelmente com a marca, dependendo do porte do negócio. Se atrativa, as vendas do produto serão positivas, do contrário, a embalagem poderá resultar no seu fracasso.

Cada passo do processo de desenvolvimento de embalagens é essencial para que o resultado final seja satisfatório. A arte-final é uma etapa que exige de seu profissional atenção a todos os detalhes, pois, o menor dos erros pode comprometer o negócio, afetando as vendas do produto no mercado, influenciando também na credibilidade. Esta última fase do processo de criação de embalagens é tão importante quanto o seu design.

Mais do que se comunicar com o público e transmitir uma mensagem a eles, as embalagens devem, com o passar do tempo, ser remodeladas. Tenha em mente que o consumidor de um produto tende a mudar. Na medida em que ele se torna mais popular, novas pessoas passam a consumi-lo. Com isso, pode haver uma mudança em seu público majoritário.

Agora que você já sabe qual a importância da arte-final no processo de desenvolvimento de embalagens, visite nosso site (www.buscafrasco.com) e conheça produtos dos mais variados segmentos. Na Busca Frasco, você encontra frascos para qualquer tipo de negócio. Confira!